A cepe

 Foto CEPE

A Companhia Editora de Pernambuco – Cepe é uma sociedade de economia mista que tem como atividade principal a edição e impressão do Diário Oficial do Estado de Pernambuco. Vinculada à Secretaria da Casa Civil, tem como missão publicar os atos oficiais e matérias legais, públicos e privados, garantindo sua autenticidade e perenidade, e contribuir para fortalecer a cidadania e valores culturais. Suas atividades, além da edição e impressão do órgão oficial, englobam também a edição de periódicos e a produção de impressos em geral, atendendo à estrutura do Estado e a terceiros. A partir de 2008, a Cepe vem investindo fortemente na edição de livros, que ganham o reconhecimento público, tanto pelo conteúdo quanto pela qualidade editorial e gráfica.

 

HISTÓRIA

A Cepe tem sua origem em 1924, ano da criação do Diário do Estado e da Repartição de Publicações Oficiais, responsáveis pela publicação do jornal oficial. Em 1926, por força de lei, a Repartição de Publicações Oficiais foi substituída pelo Departamento de Imprensa Oficial, que continuou a editar o Diário do Estado, nome substituído em 1944, quando passou a se chamar Diário Oficial.

Ao Departamento de Imprensa Oficial sucedeu a atual Companhia Editora de Pernambuco – Cepe. Cabe ao Diário Oficial do Estado de Pernambuco (D.O.), sua principal publicação, a divulgação dos atos, decretos e regulamentos oficiais que devam ter execução no âmbito estadual. O D.O. também recebe e edita publicações legais de empresas privadas e organizações sociais.

 

EMPRESA MODERNA

Desde sua criação, a Cepe se empenha em ser exemplo de modernidade e vanguarda. O investimento em tecnologia e no aperfeiçoamento de rotinas produtivas sempre esteve presente em suas ações. Pioneira na publicação do Diário Oficial Eletrônico, a empresa disponibiliza para consulta universal e gratuita o acervo digital de todas as edições a partir de 1936. A tecnologia empregada permite a busca textual e por datas. O Diário Oficial pode ser acessado pelo site www.cepe.com.br.

 

EDITORA

Além do Diário Oficial, carro-chefe das publicações, a Cepe edita periódicos com o objetivo de promover e difundir a cultura em todo o Estado. Criado em 1986, o Suplemento Cultural do Estado de Pernambuco circula, uma vez por mês, encartado no Diário Oficial. Ao longo de sua história, o suplemento passou por diversas reformas gráficas e editoriais até ganhar o formato e o nome que tem hoje: Pernambuco, com 24 páginas e foco na literatura e no mercado editorial.

A revista Continente, outro produto de grande destaque, com matérias bem elaboradas e feição gráfica primorosa, foi lançada em dezembro de 2000. Prestes a completar 15 anos, a revista vem consolidando sua proposta editorial, reformulada em 2009, que prevê o diálogo com um público mais amplo, agregando novos leitores, precisamente, alunos de segundo grau, professores, bibliotecários e leitorado universitário em busca de informações gerais e específicas sobre cultura.

Entre as iniciativas que se têm destacado dentro da política editorial da Cepe, no intuito de contribuir para a promoção do desenvolvimento cultural do Estado, está a publicação de livros. A criação do Conselho Editorial e o investimento numa política editorial que imprime rigor, coerência e qualidade nas obras publicadas vêm produzindo bons resultados e elevando o nome da editora no cenário editorial brasileiro. A Cepe aprovou e editou mais de uma centena de livros, lançados com o novo selo de qualidade Cepe Editora. O Concurso Nacional Cepe de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Pernambuco de Literatura (este em parceria com a Secretaria de Cultura), também são iniciativas que buscam incentivar o exercício da atividade literária. Por indicação do Conselho Editorial, foi concebida a criação da Coleção Acervo Pernambuco, que reedita livros fora de catálogo, inéditos ou raros, mas de grande importância para a cultura pernambucana. A constante modernização do parque gráfico também contribui para garantir a qualidade dos produtos editoriais. A Cepe Editora também passou a oferecer os principais títulos de seu catálogo em formato e-book.

 

QUALIDADE DE IMPRESSÃO

Para aqueles que procuram seus serviços de impressão e acabamento a Cepe dispõe de uma equipe especializada para dar orientações quanto ao melhor papel, formatação e quantidade de páginas, além de emitir os orçamentos de acordo com as preferências do cliente. Com amplas instalações, moderno parque industrial e quadro de pessoal de reconhecida capacidade técnica, a gráfica da Cepe se insere entre as que produzem com maior rapidez e melhor qualidade.

 

DIGITALIZAÇÃO

O setor de digitalização foi estruturado para atender à crescente demanda por conversão de arquivos físicos em digitais. Foram realizados investimentos na aquisição de modernos scanners para digitalização de documentos de todos os tipos e formatos. Documentos administrativos e históricos são digitalizados e organizados para consulta, trazendo agilidade e eficiência aos processos internos de empresas privadas e instituições públicas.

 

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

O público é atendido na loja que funciona no andar térreo do prédio da Cepe, onde pode adquirir exemplares do Diário Oficial, solicitar a publicação de matérias legais, anúncios, fazer assinatura de publicações e contratar serviços gráficos. A Cepe também mantém a Museu&Cia, ponto de venda de suas edições, localizado nas dependências do Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa 960 – Graças).

 

MAIS INFORMAÇÕES
Companhia Editora de Pernambuco – Cepe
Rua Coelho Leite, 530
Santo Amaro – Recife – PE
CEP: 50100-140
Fones: (81) 3183.2700 / 0800.0811201

http://www.cepe.com.br/