Logo da CEPE
imagem do Cepe lança segundo livro da série Arranjando Frevo

Cepe lança segundo livro da série Arranjando Frevo

Compartilhe esse post

 

Organizado pelo maestro Marcos FM,

título aborda o frevo-canção

 

Apesar de centenário e detentor de títulos como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil (2007) e Patrimônio Imaterial da Humanidade (2012), o frevo - primeiro gênero musical surgido no país especialmente para o Carnaval - sempre revelou certa fragilidade pela carência de material didático, sobretudo na área de arranjo e orquestração, para manter-se fiel às origens e acessível às novas gerações de músicos. Idealizado pelo maestro Marcos Ferreira Mendes (Marcos FM), o projeto Arranjando Frevo preencheu lacuna histórica, sinalizando caminhos para os interessados em aprender a escrever para orquestras de frevo. Seu segundo livro com essa proposta, Arranjando frevo-canção - dicas úteis para orquestras de diferentes formações será lançado pela Cepe no próximo dia 23, a partir das 15h, no Paço do Frevo, quando a editora também apresentará dois títulos de peso: a segunda edição de Carnaval do Recife (Leonardo Dantas) e o perfil de Jota Michiles (Carlos Eduardo Amaral).

 

A necessidade de fundamentar uma bibliografia básica surgiu há três anos diante do convite do Paço do Frevo para que o maestro lecionasse um curso de arranjo. A quase inexistência de material para organizar o conteúdo programático - apenas referências, como o livro Frevo, capoeira e passo, de Valdemar de Oliveira, e alguns trabalhos acadêmicos - estimulou Marcos FM a sistematizar informações existentes que deram origem ao primeiro livro da série, Arranjando frevo de rua (Cepe, 2017), ao lançamento atual, Arranjando frevo-canção, como também ao terceiro título, ainda em produção, Arranjando frevo de bloco, previsto para 2020. “Pensei que essa seria uma excelente contribuição a ser dada ao frevo. A intenção foi criar um curso de arranjo acessível a qualquer pessoa com noções mínimas de música”, destaca Marcos FM, também professor do Conservatório de Música de Pernambuco.

 

Em 12 capítulos distribuídos em 364 páginas, Arranjando frevo-canção tem prefácio assinado pelo Mestre, Doutor em Música e professor do Conservatório Pernambucano de Música Climério de Oliveira Santos, que destaca a importância da iniciativa. “Desde que o frevo é frevo, ninguém se atrevera a publicar um livro sobre arranjo e orquestração dessa música – incrível realidade! Com o método Arranjando frevo de rua (Cepe, 2017), o baixista, maestro e compositor Marcos FM já tinha lançado a pedra fundamental de uma nova fase do frevo”, afirma em seu texto.

 

Além de assegurar ao leitor/aprendiz informações sobre a trajetória histórica e cultural do frevo, o livro oferece uma diversificada gama de estudos e técnicas que orbitam o gênero frevístico: tipos de contracanto, escalas de acordes, estudos das vozes, coro, exercícios, elaboração de arranjo básico para formações instrumentais distintas, comentários sobre arranjos, entre outros. “No que pesem a ansiedade e o anunciado alívio, o que mais importa é o fato de que as pessoas que desejam ensinar e aprender frevo contam agora com um forte aliado, deixando para trás a insegurança lastreada na falta de material didático-pedagógico e na dispersão das técnicas que estavam distribuídas em diferentes métodos, mas sem qualquer referência no próprio frevo”, enfatiza Climério de Oliveira Santos.

 

Serviço:

 

Lançamento do livro Arranjando frevo-canção, do maestro Marcos FM*

Quando: 23 de fevereiro, sábado
Horário: A partir das 15h
Onde: Paço do Frevo
Endereço: Rua da Guia s/n, Bairro do Recife

 

*Também serão lançados pela Cepe Editora os livros Carnaval do Recife, de Leonardo Dantas e Jota Michiles – Recife, manhã de sol, de Carlos Eduardo Amaral.