Cepe Editora lança biografia política de Inocêncio Oliveira

Compartilhe esse post


Ex-deputado federal por Pernambuco por dez mandatos consecutivos, influente político do campo da direita que ocupou posições estratégicas, como as presidências da Câmara dos Deputados e da República, Inocêncio Oliveira terá sua biografia lançada na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, às 16h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O livro Inocêncio Oliveira - do Pajeú à Presidência da República, editado pela Cepe, foi escrito pelo jornalista José Adalbertovsky Ribeiro e será apresentado em evento aberto ao público proposto pelo deputado estadual Rogério Leão, no Auditório Ênio Guerra, 4ª andar do Edifício Senador Nilo Coelho da Assembleia Legislativa de Pernambuco.


Com 248 páginas, o livro aborda em texto e imagens a trajetória de Inocêncio Oliveira, hoje com 83 anos de idade, pontuando a infância em Serra Talhada, a atuação como médico, a entrada na política partidária à decisão de abandonar a vida pública, aos 76 anos, depois de quatro décadas de militância. É resultado de uma pesquisa de quase um ano feita pelo autor e que teve como fontes entrevistas com o biografado, com figuras do mundo político, acervo de jornais e do Congresso Nacional.


José Adalbertovsky Ribeiro também se valeu da bagagem adquirida ao longo de 16 anos em que atuou como jornalista e colunista político do Diario de Pernambuco e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados. “O enfoque do livro é a presença marcante de Inocêncio Oliveira na cena política de Pernambuco, em termos administrativos e políticos, e sua ascensão no Congresso Nacional. Minha pesquisa abordou as raízes udenistas de sua família, nos anos 1930 e 1940; os mandatos parlamentares a partir de 1975, o exercício interino na Presidência da República, os cargos na Mesa Diretora e sua projeção nos cenários nacional e regional”, assegura.


A biografia conta com prefácio do jornalista Vandeck Santiago, autor de Pernambuco em chamas: a intervenção dos Estados Unidos e o Golpe de 1964 (Cepe Editora, 2017), que posiciona a importância da obra. “Para quem deseja conhecer a política brasileira, este livro [...] é leitura repleta de informações. Político que fez carreira com origem na Arena e depois, principalmente, no PDS e PFL, Inocêncio circulou sem problemas também com os governos pós-redemocratização, como os de Fernando Henrique e Lula. Em 1998, foi convidado por FHC para ser o líder do seu governo na Câmara, o que acabou não se concretizando. Inocêncio, na época, era líder do PFL na Casa, partido que contava com 112 deputados. Antes desse período, Inocêncio apoiou a anistia (1979) e as Diretas-Já (1984)”, destaca. Depoimentos de políticos, personalidades empresariais e da área médica complementam o projeto editorial.


A solenidade na Assembleia Legislativa, que reunirá familiares e políticos de diversas legendas, terá mesa composta pelo autor, José Adalbertovsky Ribeiro; a filha de Inocêncio Oliveira, Shirley Oliveira; o deputado estadual Rogério Leão; o deputado federal Sebastião Oliveira; o ex-deputado José Marcos de Lima, o presidente da Cepe, Ricardo Leitão; a prefeita de Santa Cruz da Venerada, Eliane Soares e o prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre.



Serviço:


Lançamento de Inocêncio Oliveira - do Pajeú à Presidência da República 

 

Dia: 23.05, segunda-feira

Hora: 16h

Local: Auditório Ênio Guerra, 4ª andar do Edifício Senador Nilo Coelho da Alepe.

Endereço: Rua da União, s/n, Boa Vista.

 

Preço do livro:   R$ 60,00 (impresso) e R$ 24,00 (E-book)