Cepe estará no Festival Pernambuco Meu País, em Gravatá, com programação especial

Criado: Quarta, 24 Julho 2024 11:10

Cepe estará no Festival Pernambuco Meu País, em Gravatá, com programação especial

Que tal curtir o clima aconchegante e friozinho de Gravatá entre livros, oficinas de criação artística e sessões de contação de histórias? É essa a proposta da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) na terceira etapa do Festival Pernambuco Meu País, que acontece de sexta-feira (26) até domingo (28), na região Agreste do Estado. O estande da editora pública em Gravatá funcionará no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, e vai oferecer atividades gratuitas para todas as idades, pela manhã e à tarde, durante os três dias do evento cultural.

Na sexta-feira (26), a programação da Cepe começa às 10h, com a oficina do Galeria Reciclada, projeto de responsabilidade ambiental mantido pela empresa desde 2017. É a hora de aprender a  confeccionar peças artesanais utilitárias e decorativas com o reaproveitamento de sobras de papel, plástico e isopor. São materiais que viram lixo no ambiente, quando descartados de forma incorreta, destaca o artista, criador e coordenador do projeto, Júlio Gonçalves. A oficina é aberta ao público e se repete no sábado e no domingo.

Para a criançada, no último fim de semana de férias escolares, a editora preparou uma programação especial. A diversão tem início às 9h do sábado (27), com  a arte educadora Lili fazendo a contação do livro A história de uma boca (Cepe Editora, 2015), de Ana Valéria Fink (texto) e Jarbas Domingos (ilustrações), vencedor do V Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Juvenil, na categoria Infantil. No título, os autores contam a história dos dentinhos de uma criança de 6 anos que sofrem por causa do consumo exagerado de doces.

Ainda no sábado, das 15h às 16h, a garotada também pode participar da oficina Um Desenho para Contar, conduzida por Rodrigo Fischer. A atividade é inspirada no livro A palavra da boca para fora (Cepe Editora, 2022), que tem ilustrações de Rodrigo e textos de Clara Angélica. A dupla mostra aos jovens leitores, de forma criativa, na publicação, como nós usamos as palavras para expressar quem somos e quem queremos ser.

A Cepe encerra a participação na terceira etapa do festival, domingo (28), com a entrega de livros pelo projeto Caixa de Leitura a instituições públicas e privadas de Gravatá, mais contação de história e oficina. Lili volta a animar as crianças, às 10h, com a história do livro infantil O menino mais estranho do mundo (Cepe Editora, 2019), de Helder Herik (texto) e Luísa Vasconcelos (ilustrações). Dário, o personagem, é um menino fascinado pelo alfabeto, que se descobre poeta.

O Festival Pernambuco Meu País é uma ação do governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). As primeiras edições foram realizadas em Taquaritinga do Norte e Bezerros. As próximas serão em Pesqueira, Caruaru, Triunfo, Arcoverde e Buíque.

Programação da Cepe Editora em Gravatá

Local: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar

26/07 (sexta-feira)

10h às 12h - Oficina de criação artística do projeto Galeria Reciclada Cepe (responsabilidade ambiental)

16h - Do Agreste ao Sertão um Encanto de Contação com Eliane Sthefanir (Secult/PE)

 

27/07  (sábado)

9h às 10h - Contação do livro infantil A história de uma boca, de Ana Valéria Fink (Cepe Editora) com Lili

10h às 12h - Oficina de criação artística do projeto Galeria Reciclada Cepe (responsabilidade ambiental)

13h às 17h - Performance poética pelas ruas da cidade (intervenção Ter Fé) com Nanda Maia (Secult/PE)

15h às 16h - Oficina Um desenho para contar, com Rodrigo Fischer, inspirado no livro A palavra da boca para fora

16h30 - Contação de História da Coletânea “Velhas Histórias, Novas Leituras”, com Inaldete Pinheiro (Secult/PE)

 

28/07 (domingo)

9h - Ação do projeto Caixa de Leitura, com doação de mais de 120 livros ao Centro Cultural Sol Brilhante, Obra de Defesa da Infância Pobre (ODIP) e Secretaria de Educação de Gravatá

10h  - Contação de história do livro O menino mais estranho do mundo, de Helder Herik (Cepe Editora) com Lili

13h às 15h - Oficina de criação artística do projeto Galeria Reciclada Cepe (responsabilidade ambiental)

15h - Encantando Histórias - Cia Fisa D’arte (Secult-PE)

Foto: Leopoldo Conrado Nunes/Cepe (Galeria Reciclada)