
Projeto da Cepe leva a poesia de Miró para professores da rede estadual
Compartilhe esse post
O projeto Conexões e Leituras da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) realizou, nesta quinta-feira (09), uma roda de conversa sobre o poeta João Flávio Cordeiro da Silva (1960-2022), Miró da Muribeca. O diálogo reuniu o escritor e editor Wellington de Melo, autor do livro “Estou Quase Pronto: uma biografia de Miró da Muribeca” a ser lançado pela editora no próximo dia 23, e 50 professores e coordenadores de bibliotecas da rede estadual de ensino. O encontro, que aconteceu no auditório da empresa, em Santo Amaro, teve como proposta oferecer aos profissionais de educação elementos que possibilitem o uso da poesia de Miró em sala de aula ou em leituras guiadas em bibliotecas.
Na conversa, Wellington destacou a qualidade e a importância do trabalho de Miró, lembrado pela força dramática das performances públicas e reconhecido nacionalmente. "Este momento é muito rico na perspectiva de reunir profissionais essenciais na formação de leitores", disse, classificando a iniciativa da Cepe como uma acertada e que deve ser replicada. Os 50 participantes da oficina eram professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio e coordenadores de bibliotecas da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte, vinculada à Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
Professora e uma das formadoras de Língua Portuguesa da GRE Recife Norte, Daniele Basílio considerou o encontro como extremamente importante, por apresentar possibilidades pedagógicas para a vivência em sala de aula da obra de Miró, poeta recifense que tinha nas performances de rua uma de suas marcas. "Esse momento deve ser multiplicado em nossas escolas estaduais", completou. Cada participante da roda de conversa recebeu um exemplar do manual do professor, elaborado pela Cepe, sobre como empregar o livro Miró até agora (Cepe) em atividades de classe. Miró até agora reúne poemas publicados pelo poeta entre 1985 e 2012.
A roda de conversa foi o segundo encontro realizado pelo projeto Conexões e Leituras, que tem como proposta aproximar os professores do universo literário. No primeiro, em setembro de 2024, cerca de 50 professores da GRE Recife Norte conversaram com autores do livro Lugares de memória da escravidão e da cultura negra em Pernambuco, organizado por pela pesquisadora e professora Isabel Cristina Martins Guillen (Cepe). Outras rodas de conversa estão sendo planejadas, adiantou a coordenadora do Núcleo Pedagógico da Cepe, Mariana Oliveira. Entre os livros a serem abordados estão a HQ Mundurucu na Confederação do Equador, de Paulo Santos (texto), Libório Melo e Luciano Félix (ilustração), e o livro infantil O caminho para as águas, de Carla Dawidman (texto) e Faw Carvalho (ilustração).
Crédito da foto: Leopoldo Conrado Nunes/Cepe