
Vida de Sonia Braga em fotos lançada no FIG
Compartilhe esse post
Atriz ganha sua primeira fotobiografia em publicação da Cepe Editora e Edições Sesc São Paulo, organizado pelo jornalista Augusto Lins Soares
Ícone da cultura brasileira, 73 anos de idade, 59 dos quais consolidou uma carreira estelar, com 54 filmes, 26 séries, dez novelas e quatro peças teatrais e campanhas publicitárias, a atriz Sonia Braga ganha sua primeira fotobiografia em publicação da Cepe Editora e Edições Sesc São Paulo. O livro será lançado no 31º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no próximo sábado, a partir das 15h, dentro da programação da Praça da Palavra Luís Jardim.
Organizado pelo jornalista e designer Augusto Lins Soares, que já assinou as fotobiografias deChico Buarque (Revela-te,Chico, Editora Bem Te Vi, 2018) e de domHelderCamara (O SantoRevelado,Cepe, 2019), Sonia em Fotobiografia resgata em mais de duzentas imagens a trajetória daquela que foi considerada pelo jornal The NewYork Times como uma das melhores artistas de cinema do século 21.
Com textos da jornalista e escritora Melina Dalboni e seguindo uma narrativa cronológica, o livro percorre em 256 páginas a história pessoal e artística de Sonia Braga. Da infância vivida em Maringá (PR), os tempos difíceis enfrentados com a morte do pai - que obrigou a família a se mudar para São Paulo e Sonia a abandonar a escola para trabalhar -, pontuando ainda seu ativismo político e os trabalhos que a consagraram no teatro, cinema e na televisão.
“Sonia sempre esteve na lista de personalidades que eu gostaria de fotobiografiar. Ela tem uma história linda na TV e no cinema, passando pelo teatro. E, por incrível que pareça, nunca foi publicada uma biografia dela. Então, foi uma honra poder pesquisar e produzir essa obra pioneira”, assegura Augusto Lins Soares. A atriz não participou diretamente da elaboração da obra, mas deu total liberdade a Augusto para definir o projeto editorial.
Como um quebra-cabeças, ele iniciou a pesquisa a partir do acervo pessoal da atriz, de instituições públicas e privadas, acessando mais de vinte mil imagens. “Sonia adora fotografar e ser fotografada. Então, busquei priorizar e misturar imagens icônicas com outras menos conhecidas e até inéditas”, disse.
Fonte: Diario de Pernambuco (24/07/2023)
Foto: Leopoldo Conrado Nunes
Categorias
Posts Recentes
