Contação de histórias sobre livros da Cepe movimenta a Praça da Palavra do FIG

Criado: Domingo, 23 Julho 2023 14:45

O estande da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) se tornou um dos lugares favoritos das crianças no 31º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Além da exposição e venda de livros publicados pela empresa, é um lugar de contação de histórias. Foi assim nestes sábado (22) e domingo (23), quando a contadora Yalle Feitosa fez meninos e meninas – e também os pais – “viajarem” pelos mundos de “Atchim!”, obra de Miró (texto) e Cau Gomez (ilustrações), e “A vaca macaca”, de Eduardo César Maia (texto) e Ildembergue Leite (ilustrações).

Nas duas sessões, as crianças, incentivadas pela contadora, soltaram a imaginação ao comentar as ilustrações dos livros e ao participarem de brincadeiras. “As crianças aprendem e se divertem, mas sou eu quem mais ganha com a experiência. Cada contação é única”, frisou. Para as contações, Yalle usou os livros como principal material didático, mas também recorreu a peças como um cubo mágico ilustrado e uma sineta, além de muita criatividade. No próximo domingo (30), último dia do FIG, ela vai fazer a contação de história do livro “E eu, só uma pedras”, de Helton Pereira (texto) e Cau Gomez (ilustrações), publicado pela Cepe.

Ana Mel Ferreira Barros, 8 anos, foi uma das dezenas de crianças que foram às contações de história. Acompanhou a tudo atentamente, imitou os sons e gestos propostos pela contadora. Divertiu-se. “Gosto da contação de história. Já participei de outras e a de hoje foi muito boa”, afirmou. Ana Mel participou da contação sobre o livro Atchim!, ao lado dos pais, Alan Dias Barros, 35 anos, e Enilza Barros, 37, além do irmão Rafael, 11 meses. “Fazemos questão de que ela participe dessas atividades, que serão muito enriquecedores”, disse.

HISTÓRIAS - O livro “Atchim!”, o primeiro a ter história contada por Yalle Feitosa, é “um passeio pela memória e pela descoberta da poesia que habita a criança que há em cada um de nós”. O segundo, “A vaca macaca”, conta a história de uma vaca manchada de amarelo que inventou um jogo para alegrar um esperto macaquinho. O jogo seria o da amarelinha.